A Faculdade Prime entende que o acesso ao ensino superior aliado a outros elementos estruturais contribui para a promoção do desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade. A educação superior pode ser entendida como um espaço privilegiado para o conhecimento e a superação dos problemas regionais e locais, pois prepara pessoal qualificado para o desenvolvimento e o bem-estar social da população, como também, para o exercício da cidadania e da autonomia.
Programas acadêmicos de suporte ocupam um papel importante nessa dimensão, tais como Monitoria, Tutoria, Programas de Bolsas, Estágio Interno com incentivo à mobilidade acadêmica, nos mais diversos âmbitos, será uma pauta relevante na organização didático-pedagógica.
Nesse sentido, para que possa formar profissionais competentes, é preciso garantir um ambiente saudável, aberto e acolhedor da diversidade, é assim que os jovens podem aprender mais e melhor e desenvolver ao máximo suas capacidades intelectuais. Por isto é que, do próprio ponto de vista de seu desenvolvimento acadêmico e da educação que se propõe dar aos acadêmicos, a Faculdade Prime irá buscar, constantemente, mais inclusão e mais diversidade em suas unidades.
Em síntese, a política para o ensino preconizada pela Faculdade Prime implica, entre outras medidas, a adoção de currículos flexíveis, atualizados e mais condizentes com as mudanças da realidade mundial e regional, em que os saberes se inter-relacionem e se complementem por meio da utilização de modernas tecnologias de ensino.
Para tanto pretende-se atender a um maior número de acadêmicos visando a:
• Aumentar a produção do conhecimento científico e formando profissionais mais atualizados, competentes e capazes de intervir na realidade local e regional;
• Criar condições para a formação de profissionais policompetentes, analisando as demandas do mercado local e nacional, com vistas à sistematização de processos educativos problematizadores, contextualizadores, flexibilizadores e integralizadores;
• Fortalecer a articulação da teoria com a prática, por meio de atividades acadêmicas (iniciação científica, extensão, estágios obrigatórios, atividades complementares);
• Desenvolver a gestão acadêmica no que tange à dinâmica do processo ensino-aprendizagem em articulação com a Coordenação dos cursos, Docentes, Tutores e Discentes da IES;
• Instituir de forma processual e sistemática o regime semipresencial nos cursos de graduação, nos termos da legislação vigente;
• Estimular o intercâmbio interinstitucional de docentes, tutores e discentes, em nível nacional e internacional;
• Garantir a qualidade na execução de Programas e Cursos, atendendo às expectativas dos participantes e ampliando as suas possibilidades acesso ao mundo do trabalho.
Para implementar a política de ensino da Faculdade Prime utilizará técnicas didático-pedagógicas e metodologias que favoreçam o atendimento educacional especializado por meio Metodologia Ativa e de softwares que possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência ou com transtorno de espectro autista. Com relação ao curso de Direito, pretende-se possibilitar práticas de ensino, tais como: simulação de júri, laboratório de estudos de jurisprudência, audiências simuladas, aliado ao sistema de simulação de provas de concursos públicos que serão sistematizados e informatizados e trarão ao discente o panorama jurídico da sociedade. Pretende-se ainda, possibilitar a interação dos docentes da Faculdade Prime com professores do exterior em reuniões realizadas por vídeo conferência demonstrando através do direito comparado os sistemas jurídicos existentes, tanto o direito continental europeu assim como o direito anglo saxão.
Os princípios teóricos–metodológicos que orientam as ações dos serviços educacionais da Faculdade Prime orientam-se para o ensino, para a pesquisa, por meio da iniciação científica e para a extensão, com programas específicos.
No ensino, o foco está centrado no acadêmico, de forma participativa, de modo a proporcionar a aquisição do perfil definido, em cada curso, e o desenvolvimento de suas capacidades críticas e criativas, além de conscientizá-lo das responsabilidades sociais, políticas e éticas. O ensino na Faculdade Prime prevê a atualização curricular sistemática por meio da atuação do Núcleo Docente Estruturante de cada curso, a oferta de componentes curriculares na modalidade a distância quando previsto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos por meio do AVA.
Na pesquisa, com a iniciação científica, o enfoque volta-se para a investigação exploratória, descritiva e explicativa da realidade, com sentido de ampliar o entendimento e de contribuir para as áreas de abrangência dos cursos, haverá realização de chats com parceiros previamente conveniados para a troca de experiências nas diversas áreas dos cursos.
Na extensão, o objetivo é possibilitar interface permanente da comunidade acadêmica com a sociedade, por meio de conhecimentos, informações e prestação de serviços, na busca do benefício mútuo.
Integram o conteúdo programático dos cursos da Faculdade Prime em todos os períodos letivos do curso, para colaborar com o enriquecimento do currículo dos cursos e contemplar o perfil traçado do profissional:
• Programas de iniciação científica e atividades de pesquisa.
• Extensão conforme a RESOLUÇÃO Nº 7/18/2018.
• Atividades de monitoria (conforme edital).
• Oferta de Nivelamento (transversal a todos os cursos)
• Estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios.
• Cursos, congressos, seminários, mesas-redondas, simpósios, visitas dirigidas, painéis, conferências, palestras ou eventos similares.
A Faculdade Prime prevê a Interdisciplinaridade do processo de formação de pessoas, cidadãos e profissionais exigindo a globalidade do currículo e das ações dos responsáveis pela sua efetivação didático-pedagógica, política, ética, estética e transcendental nos diferentes componentes curriculares e situações que o integram, na forma de conhecimentos, hábitos, habilidades, competências, atitudes e valores dela decorrentes.
É política orientadora das ações de ensino–aprendizagem–desenvolvimento–educação de graduação da Faculdade Prime propiciar ao acadêmico uma formação global que lhe permita construir competências, hábitos, habilidades e atitudes de forma crítica e criativa, estimulando-o a resolver problemas, estudar casos, intervir em realidades, prever crises, fazer predições sempre de forma ágil, versátil e ética, buscando seu auto aprimoramento e autor realização como pessoa e como cidadão, qualificando-o profissionalmente, tornando-o ciente de suas responsabilidades, usando para isso os recursos do conhecimento em seus vários níveis e modalidades, além das vivências e intervenções em realidades do seu cotidiano próximo ou remoto.
Isso pressupõe docentes permanentemente preparados para desafiar seus acadêmicos à construção interativa do aprendizado, intervir no processo a fim de aperfeiçoá-lo, utilizando para tanto, metodologias e recursos diferenciados e uma proposta de avaliação que atue como agente de mediação entre o objeto a ser conhecido e a disposição do acadêmico para aprender.
Qualquer entendimento que se possa externar sobre o processo ensino‐ aprendizagem passa antes pela incorporação de valores que desencadeiam intenções, vinculados às realidades política, cultural e social. Seus desdobramentos naturalmente se enquadram no que de melhor e necessário possa ser buscado para a adequada preparação de profissionais competentes e sintonizados com essas realidades.
O processo de preparação profissional extrapola o aprendizado técnico e deve estar voltado à internalização dos conteúdos pertinentes à atividade profissional e ao consequente domínio de suas respectivas competências e habilidades. Vai à busca do perfil de um cidadão que, além disso, precisa estar consciente de que a sua vivência acadêmica, hoje, e profissional, amanhã, deverá refletir um modelo de formação que priorizou a Sustentabilidade, o Empreendedorismo e a Empregabilidade, consciente de seu papel como ser humano socialmente responsável.
O egresso da Faculdade Prime deverá integrar a sociedade a que sempre pertenceu, não como um superior, mas como um cidadão transformado, dotado de perspectivas diferentes e inovadoras que o levem a adquirir compromissos com grupos ou pessoas antes ignoradas, a assumir o exercício de uma nova atividade conquistada por mérito, a valorizar o trabalho e também a si próprio e não confrontar o bem individual com o coletivo.
À postura de incutir valores e habilidades incorporadas pela educação sistemática, são integradas, de forma que não pode ser dissociada ou restringida, as informações do cotidiano social, as vivências, a compreensão sobre as características da relação humana, a ética, o respeito às opções individuais, aos limites pessoais, profissionais e às diferenças em sua mais abrangente concepção, configurando as formas da educação assistemática.
A Faculdade Prime pretende consolidar suas políticas, estabelecendo os seguintes princípios gerais para o ensino:
• Estimular o relacionamento interpessoal e a comunicação eficaz, propiciando o trabalho em grupo e em equipes;
• Fomentar práticas de aprendizagem para formação da pessoa e do profissional comprometidos com um mundo melhor;
• Desenvolver ações inclusivas que contemplem a responsabilidade social, amparada em valores nos quais se assentam a sustentabilidade, a empregabilidade e o empreendedorismo;
• Oferecer soluções educacionais que atendam exigências de formação cidadã para o presente e futuro, provendo, por meio de suas ações, competências, habilidades e atitudes requeridas pela sociedade;
• Capacitar todos os envolvidos em suas ações sistematizando a tomada de decisão e prontidão às mudanças, a inclusão social e a flexibilidade.
Desta maneira, há alinhamento entre o PDI e a política de ensino, considerando os métodos e as técnicas didático-pedagógicas, metodologias que favoreçam o atendimento educacional especializado e as atividades de avaliação, possibilitando práticas de ensino de graduação e de pós-graduação, com incorporação de avanços tecnológicos, e com metodologia que incentive a interdisciplinaridade, principalmente com a promoção de ações inovadoras.